Nas ilhas dos Açores abundam as zonas balneares, lugares propícios para banhos de sol e de mar, cujos benefícios para a saúde e a alma são amplamente reconhecidos. Todas as ilhas açorianas têm uma quantidade considerável destes locais, onde a ida ao mar é facilitada aos banhistas, seja através de piscinas naturais, pequenos portos e pontões ou praias de areia. Devido ao elevado número destes espaços, decidimos escrever este artigo focando-nos apenas nas praias.
Segue abaixo uma lista das 15 melhores praias de areia da região.
São Miguel é definitivamente a ilha dos Açores com maior número de praias. Na costa norte da ilha, em geral mais elevada e com mar mais mexido, existem duas que se destacam. A Praia dos Areais de Santa Bárbara, à entrada da cidade de Ribeira Grande, é uma das maiores da ilha e dos Açores, e local de excelência para a prática de surf e bodyboard. Vigiada por nadadores salvadores nos meses de verão, a praia conta com uma infraestrutura pensada para a prática destas modalidades, que veem alguns dos melhores praticantes do mundo chegar uma vez por ano para o campeonato Azores Pro, uma etapa da WQS.
Uns quilómetros mais a este da Ribeira Grande, na freguesia de Porto Formoso, está a praia homónima, uma das mais bonitas da região. Inserida numa pequena baía, e mais protegida da ondulação que os Areais de Santa Barbara, a praia do Porto Formoso é o local preferido das famílias e jovens da costa norte para passar a época estival. Vigiada por nadadores salvadores e servida por zona de balneários, snack bar e restaurante nas proximidades, a praia do Porto Formoso é sem dúvida uma das melhores praias da ilha para se aproveitar o mar e o calor. Caso tenha interesse em passar alguns dias na localidade, poderá espreitar a nossa casa do Porto Formoso, ideal para umas férias de qualidade em família ou com amigos.
Na costa oposta da ilha, a sul, são de mencionar três outras praias. Extenso areal que recebeu obras de beneficiação há poucos anos, a Praia do Fogo, na freguesia piscatória da Ribeira Quente, concelho da Povoação, é assim conhecida por ter algumas fumarolas no mar. Vigiada por nadadores salvadores, com boa infraestrutura de apoio, é com certeza a zona balnear mais visitada do sudeste da ilha.
A cerca de 20 quilometros, perto do centro de Vila Franca do Campo fica a Praia da Vinha da Areia. Beneficiando de um passeio marítimo com bares, restaurantes, ginásio e até um aquaparque, as aguas desta praia sao geralmente calmas e onde se encontram familias da vila e turistas. Vigiada durante os meses mais quentes do ano, a praia da Vinha da Areia é uma otima opção para quem não conseguiu um dos 400 bilhetes diários para a entrada no Ilhéu de Vila Franca.
Ainda no mesmo concelho, perto da freguesia de Água D'Alto, fica a praia com o mesmo nome. Valendo-se do microclima da Caloura, lugar por norma soalheiro a apenas dois quilómetros de distância, e da sua posição central na costa sul da ilha, a praia de Água D'Alto é muito procurada por habitantes de Vila Franca do Campo, de Lagoa e Ponta Delgada. A praia conta com nadadores salvadores durante a época balnear e é servida de balneários e bar.
Apenas a cerca de 4 kms da cidade de Ponta Delgada está a Praia das Milícias.Também conhecida como Praia Grande, por ser uma das mais extensas praias de São Miguel, é a praia da costa sul mais procurada por surfistas e bodyborders e ponto de encontro da juventude da cidade. Poucas centenas de metros ao lado da Praia Grande, está localizada a Praia do Pópulo, também conhecida como Praia Pequena. O seu areal mais reduzido e abrigado acolhe principalmente familias, que afluem com as crianças para banhos despreocupados. A Praia do Pópulo está equipada com campos de vólei, zona de balneários e um bar sobre a areia.
No extremo oeste do concelho de Ponta Delgada, em posição ideal para desfrutar dos finais de tarde e contemplar o pôr do sol, está a também pequena Praia dos Mosteiros. Lugar incrivelmente cénico por se encontrar situado mesmo em frente aos ilhéus que dão nome à freguesia – a sua forma faz lembrar a de um mosteiro -, é uma praia bastante procurada por locais e turistas e local de veraneio por excelência.
Apesar da maior concentração de praias se encontrar na ilha de São Miguel, existem otimos areais na maioria das restantes ilhas do arquipélago. Com a excepção das ilhas do grupo ocidental – Flores e Corvo- e de São Jorge e Pico do grupo central, que "apenas" contam com incríveis piscinas naturais ou praias de pedra rolada, em todas as outras ilhas açorianas é possível ir a banhos com os pés assentes na areia.
A segunda ilha integrante do grupo oriental dos Açores, Santa Maria, também conhecida como a ilha do Sol, é casa de duas das mais bonitas praias do aquipélago, as únicas de areia clara. A Praia Formosa, na freguesia da Almagreira e a pouco mais de 5kms de Vila do Porto, tem cerca de 1km de extensão, ótimas ondas para surf e é palco de um dos maiores festivais de verão das ilhas, a Maré de Agosto. No nordeste de Santa Maria, mais concretamente na freguesia de Santa Bárbara, encontra-se a praia de São Lourenço. Protegida pela idílica baía com o mesmo nome, esta praia, tal como a região envolvente, foi classificada como reserva natural. Nas suas águas azul turquesa, que atingem no máximo uma profundidade de 12 metros, é possível praticar-se snorkeling, mergulho e paddle board.
No grupo central são também várias as praias que merecem destaque. Na ilha Terceira é de realçar a praia que dá nome à cidade e concelho de Praia da Vitória. A sua baía abriga um longo areal, o mais extenso dos Açores, e está localizada mesmo à entrada da cidade, ligando-a ao mar. Lá são praticados desportos como o windsurf, o kitesurf e paddleboard. Do outro lado da ilha, também situada numa baía, ainda que mais fechada, encontra-se a Prainha de Angra do Heroísmo. Com o Monte Brasil à sua frente, a marina que serve a cidade à esquerda e o casario nas costas, esta é uma praia bastante visitada por locais e turistas pela sua proximidade ao principal centro populacional da ilha Terceira. De águas calmas e temperadas, a Praínha de Angra conta com serviço de bar, balneários e vigilância.
Na ilha da Graciosa, a segunda mais pequena dos Açores, há uma vila que é da Praia. Apesar do nome oficial da freguesia ser São Mateus, a povoação é há muito chamada de Vila da Praia por lá encontrar-se um pequeno areal, que durante o verão serve de ponto de encontro a muitos banhistas da ilha. De águas calmas e de areia quase branca, a praia é vigiada durante a época balnear e possui chuveiros e casas de banho. Em frente à praia de São Mateus encontra-se o ilhéu da Praia, uma importante reserva natural e zona de proteção para as aves marinhas.
Na ilha do Faial estão outras duas das mais bonitas praias do arquipélago, muito por conta da vista que proporcionam para a mais alta montanha portuguesa, o Pico. A praia de Almoxarife, situada a alguns minutos de carro da cidade da Horta, é um enorme areal protegido por uma enseada, mesmo de frente para a montanha da ilha vizinha. As suas águas, vigiadas em estação balnear, são calmas durante os meses de verão e servem de local de brincadeiras a crianças e jovens da ilha. A praia é servida por balnearios, parque de campismo e restaurante. Mesmo no centro da cidade da Horta, na Baía de Porto Pim, encontra-se a praia com o mesmo nome. Zona balnear mais procurada da ilha, a Praia de Porto Pim, de areia fina e macia, estende-se por 350 metros e é provavelmente a praia mais abrigada do arquipélago. As suas águas são como um lago a maior parte do ano. Ainda que virada de costas para a ilha montanha, é possível ver-se no canto sul da praia de Porto Pim o Pico a emergir do mar. Uma das imagens mais conhecidas da ilha do Faial.