Living Azores
PT
Grilled Limpets
Explore

Procura pelos melhores restaurantes de Ponta Delgada?
Encontre-os aqui.

Neste artigo iremos listar aqueles que, na nossa opinião, são os melhores restaurantes em Ponta Delgada, mas também os melhores restaurantes em São Miguel, nos Açores, de forma geral.
Provavelmente se está a ler este artigo andará à procura da resposta para “onde comer bem e barato em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel?”.
Todas as sugestões que encontrará na lista de restaurantes abaixo garantidamente lhe proporcionarão uma experiência gastronómica que quererá repetir. Já o preço poderá oscilar entre as diversas sugestões, mas certamente haverá opções para todas as carteiras.

Restaurantes em Ponta Delgada

A maior concentração de restaurantes na ilha de São Miguel encontra-se em Ponta Delgada, por esse motivo não será de estranhar que na nossa lista encontre maioritariamente restaurantes localizados em Ponta Delgada.

Restaurante A Tasca

Localizada na Rua do Aljube, no centro de Ponta Delgada, A Tasca é um dos pontos gastronómicos mais procurados por quem visita a ilha. Com uma decoração rústica, ao bom estilo de tasca, o restaurante esmera-se na gastronomia, prova disso mesmo é a lotação estar quase sempre esgotada: procure reservar uma mesa com bastante antecedência. O espaço está maioritariamente decorado com motivos ligados ao mar e, no primeiro andar, há um espaço reservado à arte, onde os artistas podem expor as suas obras. A ementa tem um formato bem original: é em forma de jornal. O delicioso lombo de atum grelhado com sementes de sésamo, o bacalhau e o polvo à tasqueira são uma das especialidades da casa. As plumas de porco preto, favas com entrecosto ou o bife de vazia de novilho são também pratos deliciosos que merecem a sua atenção.

Restaurante Alcides

O restaurante Alcides prima pelo seu ambiente acolhedor, familiar e bem decorado, um dos mais famosos restaurantes na baixa de Ponta Delgada, pelo seu “Bife Alcides”, com uma carne deliciosa e suculenta. Encontrará também peixe fresco e uma variada ementa de pratos típicos da região.

Restaurante Rotas

O restaurante Rotas é dos mais famosos restaurantes vegetarianos em Ponta Delgada. Com uma decoração e conceito que se destacam dos restantes na ilha, este restaurante tem um ambiente acolhedor, fazendo-o sentir-se em casa. Dos deliciosos pratos vegetarianos constam a lasanha de soja, chop suey vegetariano com salada de cereais integrais, ou o prato do dia com preços muitos acessíveis. O menu é sazonal, respeitando a época ideal dos produtos.

É recomendado reservar uma mesa, pois o restaurante não possui muitas mesas e quase sempre está lotado, principalmente ao jantar.

Restaurante Boca de Cena

O restaurante Boca de Cena, situado no centro histórico de Ponta Delgada, prima pelo seu serviço personalizado e pela gastronomia portuguesa. A carta tem na sua composição várias iguarias originais e pouco exploradas na ilha e é apenas gerido por uma pessoa – este cozinha e serve à mesa, sem nunca descurar a apresentação dos pratos! Os pratos são contruídos com base nos vários grupos energéticos – proteínas, vitaminas, etc. – para além de ser uma comida equilibrada, é muito saborosa. Um restaurante acolhedor, que convida à degustação de pratos como o atum braseado ao mel, o polvo crocante ou o peito de faisão em molho de alecrim.

Restaurante O Galego – Casa do Bife

Localizado na freguesia de São Roque, o restaurante é especializado em comida regional, famoso pelo seu bife à regional, que merece uma visita. Este é um dos locais mais tradicionais, ideal para saborear o bife do lombo com ovo, pimenta, batata frita e um molho delicioso.

O espaço é moderno e simples, com esplanada com vista para o mar, contando também com uma ementa diversificada e com o prato do dia.

Restaurante Tasquinha Vieira

A Tasquinha Vieira é um espaço dinâmico, composto por duas pequenas salas (uma delas ideal para grupos) e um terraço, em Ponta Delgada. Todas as semanas são adicionadas novidades à carta, consoante a estação. Os pratos são bem diferentes daquilo que se encontra por São Miguel: pastéis de peixe do mercado, barriga de espadarte com pimentos e legumes, barriga de porco com puré de inhame das Furnas e legumes da época grelhados, bem como vários queijos dos Açores.

Restaurante P’alma Sushi

O P’alma Sushi é o primeiro restaurante em São Miguel que apresenta uma ementa exclusivamente dedicada ao sushi, usando o peixe fresco da região. Localizado em Ponta Delgada, o restaurante incorpora diferentes ideias e apresenta uma ementa dedicada na sua grande parte ao sushi de fusão, de forma a ser diferente do sushi tradicional, ideal para quem não gostar da textura ou de peixe cru!

Restaurante Otaka

O restaurante Otaka, localizado em Ponta Delgada, prima pelos produtos locais, como os peixes do dia, representando uma base japonesa. Experimente um menu de degustação, o “Descobertas”, o “Õtaka” ou o Experiência, ou simplesmente peça à carta. Saladas, tempuras e até o apreciado “black cod” do Alasca, são alguns dos pratos que pode escolher e acompanhar com chás, sakés e cervejas dos Açores e do Japão, ou vinhos e licores japoneses.

Restaurantes em São Miguel (fora de Ponta Delgada)

Restaurante Bar da Caloura

O Restaurante Bar da Caloura, situado na Rua da Caloura em Água de Pau, é um dos pontos de paragem obrigatória nesta ilha. Um dos restaurantes mais populares de São Miguel, especializado em pratos de peixe e com uma vista lindíssima para o mar. É o local ideal para reunir banhos de sol na piscina natural antes de ir saborear os petiscos e beber um delicioso vinho. O restaurante quase sempre está cheio na hora de almoço, por isso, quando chegar, escreva o seu nome e número de pessoas no quadro de ardósia, para aguardar por uma mesa.

Se o seu objetivo é também o de hospedar-se na Caloura, existem duas opções: A Casa do Monte, se viajar em família ou em grupos maiores (até 8 hóspedes) ou o Solar das Araucárias que se encontra a 10 minutos a pé da praia e dispõe de um terraço com vista para o mar. Qualquer dos quartos (Twin Room, Suite Balcão ou Queen Suite) tem uma casa de banho privativa. Consulte no link as diversas opções de alojamento na caloura.

Restaurante Cantinho do Cais

O Restaurante Cantinho do Cais, localizado em São Brás, na Ribeira Grande, conta com um cardápio tipicamente açoriano, especializado em peixe.
Especialista em sopa de peixe (obrigatório provar!), molho de peixe, polvo guisado e assado, entre outros, recebe diariamente peixe fresco como Lírio, Boca Negra, Abrótea, Alfonsim, Cântaro, Imperador e Cherne, que irão fazer as delicias de qualquer apreciador de peixe.

Muito próximo de São Brás fica o Porto Formoso. Local de uma beleza natural que não poderá perder e onde encontra uma das mais belas praias na ilha de São Miguel, a Praia dos Moinhos. Se quiser ficar alojado no Porto Formoso a 2 minutos a pé da praia, a Casa do Porto Formoso é a solução perfeita para os fãs de areia e mar. Com dois andares, os quartos no andar superior e as zonas sociais, a cozinha e a sala de jantar no piso inferior, esta casa conta ainda com uma mesa de bilhar, uma salamandra, TvCabo e Wi-Fi gratuitos. Pode também cozinhar deliciosos almoços no exterior, no alpendre coberto com um tanque e churrasco. Consulte o link para poder alugar a A Casa do Porto Formoso.

Restaurante da Associação Agrícola

A Associação Agrícola, localizado na Ribeira Grande, é uma sociedade de produtores locais que abriu um restaurante nas instalações, tornando-se num clássico de São Miguel. Um espaço moderno, especializado no típico bife de vaca dos Açores, o bife “À Associação” ou o bife com Queijo da Ilha são uma delicia. O restaurante conta com uma sala ampla, um bar e uma esplanada requintada com espaço Lounge e zonas de refeição, aliado à ementa de sabores regionais, bons vinhos e boas sobremesas, é o lugar perfeito para jantar.

Restaurante A Casa do Abel

O restaurante situa-se no Largo do Barracão, na Vila de Água de Pau. Dando prioridade aos produtos regionais, A Casa do Abel, oferece pratos gastronómicos diferentes do que já existem na região. No entanto, o destaque é dado à seleção de carnes açorianas grelhadas e o típico bacalhau, “O fiel amigo”. Nas entradas destacam-se a Tábua de Queijos e Enchidos, a sopa do dia e as saladas “Da Horta para o Prato”: uma sugestão vegetariana. O espaço é intimista, com uma bonita decoração que convida a passar uns bons momentos.